segunda-feira, 31 de março de 2014

Cardeal do Nordeste (Paroaria dominicana)

O Cardeal do Nordeste (P. dominicana) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, também conhecida como Galo de Campina e Cabeça Vermelha.
Mede cerca de 17 cm e tem a cabeça vermelho vivo, o que lhe resultou os nomes populares. Alimenta-se predominantemente de sementes e também de frutas, como Seriguela e Caju.
Habita mata rala e ensolarada na caatinga e beira de rios no cerrado. É muito comum no Nordeste e é apreciada por traficantes por causa da beleza e do canto.
Em Parnaíba pode ser encontrada na zona rural, especialmente na região da Lagoa da Prata.

Fonte: www.wikiaves.com.br

domingo, 30 de março de 2014

Garça Vaqueira (Bubulcus ibis)

A Garça Vaqueira (Bubulcus ibis) é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae, também conhecida como Garça Carrapateira, devido ao hábito de comer carrapatos junto ao gado. 
Mede entre 48 e 53 cm, apresentando plumagem branca na fase de descanso reprodutivo e nos jovens e, no período reprodutivo, apresenta plumagem alaranjada no peito, costas e no alto da cabeça.
Alimenta-se de insetos coletados nos pastos, acompanhando os animais pastadores que os espantam. Nidifica em colônias que podem ter de algumas dezenas a milhares de aves onde cada fêmea põe de 4 a 5 ovos que são incubados por 22 a 26 dias, por ambos os pais.
É uma ave de origem africana que povoou a América há pouco mais de 100 anos e que ocorre em todo o Brasil e aqui em Parnaíba pode ser encontrada em áreas verdes no município onde há animais pastando.

Fonte: www.wikiaves.com.br

quinta-feira, 27 de março de 2014

Anu Branco (Guira guira)

O Anu Branco (Guira guira) é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, também conhecida como Piririguá.
Mede cerca de 38 cm e tem corpo alongado, com cauda comprida e apresenta um canto alto e estridente. 
Alimenta-se de insetos, lagartas, aranhas, lagartixas, filhotes de roedores e de outras aves além de frutas e sementes. Põe ovos verdes pintados de branco, em ninhos individuais ou coletivos.
Vive aos bandos, em campos, lavouras e ambientes abertos. É visto em margens de rodovias,  terrenos baldios, jardins e quintais em quase todo o Brasil, sendo comum vê-lo em Parnaíba, aos bandos.

Fonte: www.wikiaves.com.br

terça-feira, 25 de março de 2014

Anu Preto (Crotophaga ani)

O Anu Preto (C. ani) é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, também conhecida como Anum ou Anum Preto, em diferenciação ao Anu Branco (Guira guira).
Mede cerca de 36 cm e tem uma cauda comprida e um bico forte e curvo. Alimenta-se de insetos, aranhas, lagartas, borboletas, pequenas lagartixas, filhotes de roedores, além de frutas e sementes.
Na época de reprodução as fêmeas podem fazer ninhos individuais ou coletivos, chegando a conter mais de 20 ovos, incubados de 13 a 16 dias.
Vivem em pastagens abertas, campos, margens de rodovias, pastos e lavouras de todo o Brasil e em Parnaíba é facilmente encontrado em qualquer área verde e nos jardins e quintais, sempre aos bando, alertando a presença de pessoas que se aproximam.

Fonte: www.wikiaves.com.br

quinta-feira, 20 de março de 2014

Pica Pau Ocráceo (Celeus ochraceus)


O Pica Pau Ocráceo (C. ochraceus) é uma ave piciforme da família Picidae, até pouco tempo era chamado de Pica Pau de Cabeça Amarela (Celeus flavescens), espécie da qual foi separada.
Mede cerca de 27 cm de comprimento e tem alimentação muito variada, incluindo insetos, formigas, cupins, larvas, além de uma grande variedade de frutas.
Constrói sue ninho em cavidades escavadas em formigueiros arborícolas e em árvores secas onde põe de 2 a 4 ovos incubados pelo casal, que também divide o cuidado com os filhotes.
Vive em matas secas, cerrados, caatingas e zonas rurais arborizadas. Em Parnaíba ocorre na zona rural, como no caso da região da Lagoa da Prata.

Fonte: www.wikiaves.com.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

Batuíra de Bando (Charadrius semipalmatus)


A Batuíra de Bando (C. semipalmatus) é umaave charadriiforme da família Charadriidae, também conhecida com Agachadeira.
Chega a 18 cm de comprimento e apresenta a base do bico amarela, bem como as pernas. É uma ave migratória que vem do Hemisfério Norte pra passar o inverno no Brasil e outros países sulamericanos.
É encontrada em todo o litoral brasileiro e, em Parnaíba, pode ser visto na praia da Pedra do Sal e próximo a áreas de mangue.
Alimenta-se de invertebrados que desenterra do solo, insetos aquáticos e crustáceos. 

Fonte: www.wikiaves.com.br


terça-feira, 18 de março de 2014

Coruja Buraqueira (Athene cunicularia)

Foto feita em área verde na periferia de Parnaíba.
A Coruja Buraqueira (A. cunicularia), também chamada de Coruja do Campo,  é uma ave strigiforme da família Strigidae e Tem esse nome por viver em buracos cavados no solo.
Mede cerca de 23 cm de comprimento e tem uma alimentação muito variada, que inclui insetos, répteis, anfíbios, morcegos e roedores, sua presa favorita.
Faz seu ninho em cupinzeiros, buracos de tatu ou túneis escavados na areia, que chegam a 2 metros de extensão e terminam numa câmara que é forrada de capim seco. Põe de 7 a 9 ovos, chocados, pela fêmea, de 28 a 30 dias.
Vivem em campos, restingas, pastos, praias, terrenos baldios e em aeroportos de todo o Brasil, com menor ocorrência na região amazônica. Em Parnaíba é encontrado, na área urbana, nos arredores da cidade, na praia e no aeroporto.

Fonte: www.wikiaves.com.br

segunda-feira, 17 de março de 2014

Surucuá de Barriga Vermelha (Trogon curucui)

Foto feita na reserva da empresa Vegeflora.
O Surucuá de Barriga Vermelha é uma ave trogoniforme da família Trogonidae, conhecida como Dorminhoco e Maria Teresa.
Mede cerca de 25 cm e tem a cabeça e o dorso azuis no macho, enquanto nas fêmeas são cinzentos.
Alimenta-se insetos, aranhas e algumas frutas. Vive em diversos ambientes florestais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, em Parnaíba, é encontrada na zona rural do município em locais como a região da Lagoa da Prata.
Costuma fazer seu ninho em cupinzeiros arborícolas, perfurando um túnel e uma câmara interna enquanto o cupinzeiro continua ativo.

Fonte: www.wikiaves.com.br

domingo, 16 de março de 2014

Maçarico Pintado (Actitis macularius)

Maçarico Pintado em plumagem de descanso reprodutivo.
O Maçarico Pintado é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae, que mede entre 18 e 20 cm.
Alimenta-se de pequenos invertebrados que encontra sob a água rasa, enterrados na lama. Ocorre tanto no litoral quanto no interior, onde houver água.
É migrante do Hemisfério Norte, reproduz-se na América do Norte e migra para o Sul, no inverno, buscando áreas mais quentes, geralmente entre setembro e março.
É encontrado em todo o Brasil e, em Parnaíba, pode ser visto em manguezais e em lagoas como a Lagoa da Prata. 
Apresenta três plumagens distintas, a juvenil, a nupcial e a de descanso reprodutivo.

Fonte: www.wikiaves.com.br

sábado, 15 de março de 2014

Coruja da Igreja (Tyto furcata)

Foto feita na área urbana de Parnaíba
A Coruja da Igreja é uma ave strigiforme da família Tytonidae, de hábito noturno, conhecida também como Rasga Mortalha, devido ao seu piado estridente.
É uma coruja muito comum em todo o Brasil e costuma fazer ninho em torres de igreja, o que lhe rendeu o nome popular. Em Parnaíba pode ser vista em toda a área urbana e também nos arredores da cidade.
Alimenta-se principalmente de ratos e insetos, mas também apanha morcegos, anfíbios, répteis e pequenos marsupiais. Auxilia no controle de roedores nas áreas urbanas.
Em seus ninhos põe de 4 a 7 ovos que choca por cerca de 32 dias e seus filhotes estão aptos a voar com cerca de 3 meses de vida.

Fonte: www.wikiaves.com.br

sexta-feira, 14 de março de 2014

Corruíra (Troglodytes musculus)

Foto feita na zona urbana de Parnaíba
A Corruíra é uma ave passeriforme da família Troglodytidae, conhecida nos estados do Piauí e Ceará como Rouxinol.
É bastante comum em todo o Brasil e facilmente encontrado nos jardins e quintais de Parnaíba, bem como nas áreas verdes e zona rural.
Seu canto é ouvido com mais frequência cedo da manhã. Alimenta-se principalmente de insetos e pequenas aranhas que apanha em meio às folhagens.
Constrói seu ninho dentro de uma variedade de cavidades, o que rendeu o nome científico troglodytes, que significa morador da caverna. Põe de 3 a 6 ovos que eclodem depois de duas semanas.

Fonte: www.wikiaves.com.br

quinta-feira, 13 de março de 2014

Socozinho (Butorides striata)


O Socozinho (B. striata) é uma ave Pelecaniforme da família Ardeidae. Mede cerca de 36 cm e tem pernas curtas e andar agachado.
Alimenta-se de peixes, insetos aquáticos, caranguejos, anfíbios, moluscos e répteis. Constrói ninhos sobre árvores ou arbustos nos brejais, onde põe de 3 a 4 ovos esverdeados ou verde-azulados.
É uma ave que vive onde quer que haja água, seja no interior do continente ou nos manguezais, sendo encontrado, em Parnaíba, em locais como a Lagoa da Prata ou nos rios Parnaíba e Igaraçú. 

Fonte: www.wikiaves.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

Canário do Mato (Myiothlypis flaveola)

Foto feita na zona rural de Parnaíba, na localidade Rancharia.
O Canário do Mato é uma ave passeriforme da família Parulidae. Mede cerca de 14 cm e é bastante agitado. Alimenta-se de pequenos invertebrados e costuma viver em casais. 
Canta o ano inteiro e mais intensamente na época de reprodução, nos meses de julho a dezembro. É encontrado em matas ciliares, matas secas, cerradões e caatingas.
Encontra-se no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em Parnaíba é encontrado na zona rural do município.

Fonte: www.wikiaves.com.br

terça-feira, 11 de março de 2014

Bico de Lacre (Estrilda astrild)

Foto feita na área urbana de Parnaíba
O bico de Lacre (E. astrild), também conhecido com Bico de Lata é uma ave passeriforme da família estrildidae. É uma ave exótica que foi trazida do sul da África para o Brasil, em navios negreiros, no reinado de D. Pedro I.
Mede cerca de 10,5 cm e apresenta uma máscara vermelha sobre os olhos. Alimenta-se de sementes, como as de capim elefante. É comum em campos, terrenos baldios e quintais em quase todo o país, especialmente no Sul, Sudeste e Nordeste, incluindo Parnaíba, onde pode ser visto em pequenos bandos.
Seu ninho é esférico ou oval, feito de capim seco, penas e algodão, com um tubo de acesso, onde põe 3 ovos, que são chocados pelo casal por cerca de 13 dias.

Fonte: www.wikiaves.com.br

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ferreirinho Relógio (Todirostrum cinereum)

Foto feita na área urbana de Parnaíba
O Ferreirinho Relógio (T. cenereum) é uma ave passeriforme, da família Rhynchocydae, conhecido popularmentem na região, como Sibite. A subespécie que ocorre no Nordeste é a T. cinereum cearae.
Tem tamanho aproximado de 9 cm e é bastante irrequieto. Seu canto lembra o som emitido quando se dá corda em um relógio, o que lhe rendeu o nome popular.
Alimenta-se de insetos e é comum nas cidades, encontrando-se nos jardins e quintais de todo o Nordeste, inclusive nos de Parnaíba. Encontra-se também fora da área urbana. Seu ninho é comprido, feito de capim seco e palha, pendurado na ponta de um galho, onde põe 2 a 3 ovos.

Fonte: www.wikiaves.com.br