O Anu Branco (Guira guira) é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, também conhecida como Piririguá.
Mede cerca de 38 cm e tem corpo alongado, com cauda comprida e apresenta um canto alto e estridente.
Alimenta-se de insetos, lagartas, aranhas, lagartixas, filhotes de roedores e de outras aves além de frutas e sementes. Põe ovos verdes pintados de branco, em ninhos individuais ou coletivos.
Vive aos bandos, em campos, lavouras e ambientes abertos. É visto em margens de rodovias, terrenos baldios, jardins e quintais em quase todo o Brasil, sendo comum vê-lo em Parnaíba, aos bandos.
Fonte: www.wikiaves.com.br
Já avistei, algumas vezes, essa ave em cima do muro de casas do bairro onde moro, São Judas Tadeu e fiquei impressionado, pois ela é muito estranha e esquisita. Nas vezes em que ela apareceu na rua onde moro, fiquei perguntando a mim mesmo: que ave esquisita é essa, com uma calda tão comprida e que sempre aparece sozinha? Cheguei, inclusive, a ouvir seu canto estridente. Aqui, também na rua onde moro, já avistei uma outra ave, que, geralmente, surge acompanhada de uma outra da mesma espécie, ou seja, dois gaviões de pequeno porte, que fazem muito barulho por aqui e gostam de ficar nos galhos das árvores dos quintais. Uma outra espécie que é avistada nos quintais das casas da rua onde moro, porém com muito mais frequência, é o anu preto, sempre em bandos. Até pequenos macacos aparecem nos nossos quintais.
ResponderExcluirMeu dileto amigo, Robério, agradeço a visita ao meu novo blog e seu comentário que, aliás, é bastante informativo pra mim. Qualquer dia vou aparecer por lá pra fazer umas fotos das aves de lá. Grande abraço!
Excluir